A conciliação de vendas em cartão é essencial para o controle financeiro de uma empresa.
Isso porque ela permite identificar se tudo que foi vendido via cartão de crédito, de fato foi pago pela operadora.
E é justamente sobre esse processo de conferência e conciliação que falaremos ao longo desse artigo, nos acompanhe na leitura e saiba mais!
A conciliação de vendas em cartão é uma ferramenta essencial para evitar prejuízos financeiros para a empresa.
Por meio da conciliação de cartões é possível realizar a gestão de vendas, garantindo que tudo o que foi vendido por meio de cartões, foi pago pelas operadoras.
Essa conferência permite ao empresário ter acesso a dados relacionados aos valores repassados, taxas incididas sobre as vendas, valor de desconto referente ao aluguel da máquina no caso de máquinas POS e diversas outras informações importantes.
A conciliação permite também identificar através do cruzamento de dados ocorrências como transações duplicadas, e valores registrados com informações divergentes.
É possível identificar ainda o número de vendas canceladas, e o número de vendas não confirmadas pela operadora, mas que constam registradas no sistema.
Para a gestão de vendas ser realizada de forma eficiente e confiável é necessário que sejam seguidas algumas etapas importantes, para garantir um controle financeiro seguro.
Confira abaixo quais são as principais etapas desse processo:
– Conciliação de Vendas
A primeira etapa é a conciliação de vendas, nessa fase é possível monitorar erros frequentes, como por exemplo, vendas aprovadas na máquina cujo a operadora não efetuou o registro da venda.
Além desse, diversas outras falhas podem ser identificadas nesse processo, por isso é importante acessar frequentemente o calendário de vendas conferindo o registro de todas as filipetas.
O ideal é que essa conferência ocorra diariamente, assim é possível tratar cada situação de forma rápida, garantindo agilidade no recebimento dos valores relacionados as suas vendas.
– Conciliação de Pagamentos
Outra etapa importante da gestão de vendas de sua empresa é a conciliação de pagamentos.
A conciliação de pagamentos tem o objetivo de acompanhar ocorrências importantes como débitos, valores de taxas e antecipações bancárias.
Esse acompanhamento é importante para garantir o recebimento correto das vendas, por isso todo e qualquer erro identificado deve ser reportado a operadora.
Seja erro de taxas cobradas, ou até mesmo vendas não registradas pela operadora de cartões.
Outro detalhe importante sobre a etapa de conciliação de pagamentos, é que é possível comparar as taxas aplicadas, e optar pela maquininha que oferecer as melhores condições ao seu negócio.
– Conciliação Bancária
A última etapa consiste na conferência dos valores a serem creditados pela operadora relacionado a todas as vendas registradas, e que já foram conferidas na etapa de conciliação de vendas.
A conciliação bancária é importante não só para a conferência de valores de vendas recebidos, mas também para obter um monitoramento geral sobre a saúde financeira do negócio.
Onde é possível verificar se tudo que a empresa tinha a receber, de fato foi creditado em sua conta.
Visto que por meio da conciliação bancária são avaliadas as despesas, débitos e demais dados financeiros.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo.
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