Conciliação de vendas por cartão: conheça as etapas

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

A conciliação de vendas por cartão desempenha um papel crucial no controle financeiro empresarial. Ao desenvolver este processo, você identifica se a operadora devidamente liquidou todas as transações realizadas via cartão. E isso é essencial.

Neste artigo, abordaremos detalhadamente esse processo de conferência e conciliação.

Leia também : Importante: integre um conciliador de cartões ao ERP

Qual a importância da conciliação de vendas por cartão?

A conciliação de vendas por cartão emerge como uma ferramenta indispensável para evitar possíveis prejuízos financeiros. Neste sentido, este gerenciamento garante a informação correta que as operadoras tenham devidamente compensado todas as transações realizadas.

Essa conferência proporciona ao empresário acessar dados essenciais. Como por exemplo, os valores repassados, taxas incidentes sobre as vendas, descontos referentes ao aluguel da máquina (no caso de máquinas POS) e outras informações relevantes.

Além disso, a conciliação de vendas por cartão permite a identificação, por meio da análise cruzada de dados, de ocorrências como transações duplicadas e valores registrados com informações discrepantes. É possível, também, identificar o número de vendas canceladas e de vendas não confirmadas pela operadora, mas registradas no sistema.

Como ser eficaz em uma conciliação de vendas no cartão?

Primordialmente, para garantir uma gestão de vendas eficiente e confiável, é imperativo seguir algumas etapas cruciais que assegurem um controle financeiro.

#1 Conciliação de Vendas:

Primeiramente, se inicia na etapa que envolve a conciliação de vendas. Esta etapa permite monitorar erros comuns, como, por exemplo, vendas aprovadas na máquina sem o devido registro pela operadora. No entanto, diversas outras falhas podem surgir nesse processo, tornando essencial verificar frequentemente a agenda de vendas e o registro de todas as transações.

Recomenda-se realizar essa conciliação diariamente para lidar rapidamente com cada situação e garantir agilidade no recebimento dos valores relacionados às vendas.

#2 Conciliação de Pagamentos:

Outra etapa crucial na gestão de vendas é a conciliação de pagamentos. Esta etapa visa acompanhar ocorrências relevantes, como débitos, valores de taxas e antecipações bancárias. Identificar e relatar à operadora qualquer erro é essencial, seja em taxas cobradas indevidamente ou em vendas não registradas pela operadora de cartões.

Além disso, a etapa de conciliação de pagamentos permite a comparação das taxas aplicadas, possibilitando a escolha da maquininha que oferece as melhores condições para o seu negócio.

#3 Conciliação Bancária:

A última etapa consiste em conferir os valores que a operadora deve creditar em relação a todas as vendas registradas e previamente conferidas na etapa de conciliação de vendas. A conciliação bancária não apenas valida os valores recebidos, mas também oferece um monitoramento abrangente da saúde financeira do negócio.

Por meio dessa conciliação, é possível verificar se todos os valores devidos à empresa foram corretamente creditados em sua conta, avaliando despesas, débitos e outros dados financeiros.

Você vai gostar de ler: Conciliação bancária: Controle inteligente das venda

Esperamos que este conteúdo tenha sido do seu interesse.

A Conciflex tem a solução perfeito em conciliação para o seu negócio.

Continue acompanhando nosso blog para explorar outros temas relacionados a esse assunto.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Necessita de mais informação sobre conciliação?