A conciliação bancária é um procedimento muito importante para a gestão financeira de uma empresa.
Por meio dela são realizadas as conferências dos extratos bancários x saldos, de todas as contas bancárias.
A conciliação de cartão permite ainda a integração de dados sobre todas as vendas realizadas e recebimentos obtidos, relacionados a transações via cartão de crédito.
Devido à grande importância do tema, listamos algumas das dúvidas mais frequentes relacionadas aos processos de conciliação bancária, acompanhe no próximo tópico.
Com o objetivo de auxiliar no entendimento do processo de conciliação bancária, relacionamos abaixo algumas das dúvidas mais frequentes sobre esse processo, confira.
– Qual a frequência ideal para a realização da conciliação bancária?
É muito importante estabelecer uma rotina de conferência e conciliação diária.
Isso porque essa tarefa pode se acumular rapidamente, e é preciso acompanhar de forma constante os dados financeiros relacionados a empresa.
Monitorar esses dados periodicamente garante menor incidência de erros e a resolução de problemas com maior agilidade.
– Quais informações devo controlar por meio da conciliação bancária?
Basicamente todas as entradas e saídas de valores financeiros da empresa, devem ser controladas por meio da conciliação bancária.
Alguns exemplos de lançamentos a serem monitorados são os recebimentos de clientes, pagamento de salários, impostos, tarifas bancárias, concessionárias de serviços públicos e fornecedores.
– A conciliação bancária é automatizada?
Há meios de se fazer a conciliação bancária tanto de forma manual, quanto automatizada.
A conciliação bancária automatizada é feita com o uso de ferramentas de gestão que otimizam todo o processo de conferência, atualização e lançamento de dados.
As vantagens do uso de softwares para automatizar a conciliação bancária são inúmeras, mas a principal é agilidade conquistada e a redução da incidência de erros.
– A conciliação bancária também abrange as vendas via cartão de crédito e débito?
Sim, a conciliação bancária também engloba o cruzamento e conferência de dados relacionados as vendas efetuadas via cartão de crédito e débito.
Ao optar pelo uso de uma ferramenta de conciliação por exemplo, esse processo será automaticamente incluso, visto que a modalidade de crédito e débito faz parte das diretrizes de controle da conciliação bancária.
– Como a conciliação de cartões atua na gestão de vendas multibandeira?
A maioria das empresas atua com vendas multibandeira, ou seja, de bandeiras de cartões diferentes.
A conciliação de cartões permite sim a gestão e controle das vendas e as taxas de diferentes operadoras.
Para ganhar agilidade e automatizar processos, é importante contar com o apoio de uma ferramenta de gestão que realizará uma validação eletrônica desses dados, realizando também uma análise completa dos valores a receber de ambas as bandeiras.
O controle financeiro efetivo é essencial para garantir que a empresa não venha a sofrer prejuízos, e a conciliação bancária é uma ferramenta importante para auxiliar nessa gestão.
Além disso quando bem executada, a conciliação é também uma excelente estratégia para otimizar processos em uma empresa. Acompanhe nosso blog e confira outros artigos exclusivos relacionados ao tema, até mais!