Novembro é o mês de black friday, um mês muito aguardado por todo o comércio varejista.
Porém junto com aumento das vendas, vem também as fraudes no cartão, principalmente em e-commerce.
Então é importante que desde já os estabelecimentos adotem medidas para se proteger contra essas práticas.
Pois infelizmente, fraude na black friday é mais comum do que se imagina.
Nesse artigo traremos algumas informações importantes sobre como se proteger contra fraudes no cartão, e evitar os transtornos ocasionados por consumidores fraudulentos, nos acompanhe na leitura e confira.
Conheça os tipos de fraudes no cartão mais comuns
Problemas com fraudes no cartão de crédito são verdadeiros transtornos para lojistas.
Esse tipo de crime afeta não apenas o financeiro e a rentabilidade do negócio, como também a sua reputação.
Fraude na black Friday infelizmente é comum, e com isso os lojistas devem trabalhar de forma preventiva a esses crimes.
Além disso essas fraudes podem trazer uma redução significativa das vendas futuras, pois uma loja com histórico de problemas com fraudes, faz com que os clientes fiquem receosos em fazer novas compras.
Por isso investir em estratégias preventivas a fraudes é a melhor alternativa.
Para isso é necessário conhecer os principais tipos de fraudes e como são aplicadas, confira abaixo.
– Clonagem de Cartões
A clonagem de cartões ocorre quando os dados do cartão de crédito, como informações do titular, número do cartão e código de segurança são utilizados de forma criminosa.
Os meios aos quais os criminosos têm acesso as informações do cartão de crédito das vítimas são os mais diversos.
Desde compras em lojas virtuais, acesso a links suspeitos, e até mesmo compartilhamento dos dados do cartão por meio de cadastros em aplicativos.
– Chargeback
Chargeback são as famosas contestações de compras efetuadas de forma online.
Uma das principais formas de fraudes cibernéticas, o chargeback foi criado para proteger o consumidor, porém tem sido utilizado para aplicar golpes em lojistas.
Essa fraude é extremamente prejudicial ao lojista, que muitas vezes precisa arcar com os prejuízos do golpe.
– Troca de máquina
Há ainda um tipo de fraude que é aplicado utilizando a própria máquina de cartões de crédito.
Nesse caso é efetuada uma adaptação na Pin Pad, que sofre alterações técnicas, sendo os valores recebidos por meio de transações de cartão, desviados para contas criminosas.
Como se proteger das fraudes no cartão
Para garantir a proteção do negócio contra fraudes no cartão de crédito, é necessário adotar algumas medidas de segurança.
Essas medidas envolvem a análise de crédito do cliente, ela é importante para reduzir o número de fraudes por cancelamento.
Outra medida importante é manter o banco de dados atualizado, pois permite acessar as informações de cliente de forma rápida e segura.
Além disso as empresas podem investir em soluções antifraude, são softwares que garantem proteção das informações do banco de dados e alertam sobre a perca ou roubo de cartões de crédito.
Treinar a equipe de atendimento e vendas para detectar potenciais fraudadores, no caso de lojas físicas, também ajuda a reduzir o número de fraudes.
Evitar fraudes é essencial para manter a confiabilidade junto aos clientes, por isso invista nas estratégias que poderão garantir maior proteção ao seu negócio e boas vendas.
Nos vemos no próximo artigo ou acesse nosso blog!