O novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central denominado como Pix, trouxe muitas expectativas para o mercado financeiro.
Sabemos que esse sistema permite a realização de transferências bancárias de forma instantânea, porém para 2021 o Pix promete trazer ainda mais possibilidades para o mercado.
Nos acompanhe na leitura e confira as novas funcionalidades e recursos do Pix anunciadas para o próximo ano.
Pix, inovação para o mercado financeiro
O Pix já está disponível e será disponibilizado por todas as instituições financeiras como bancos, fintechs e meios de pagamento.
Com vantagens atraentes, o Pix está representando uma grande inovação para o segmento.
Através dele será possível realizar transferências bancárias, em qualquer dia, e horário.
Cada transação será concluída de forma instantânea, sendo processada em até 10 segundos.
Esse novo sistema de pagamentos será gratuito tanto para pessoas físicas quanto para microempreendedores como os MEIs.
Perspectivas do Pix para 2021
Em vigor desde o dia 16 de novembro, o Pix veio com o propósito de reduzir o tempo de processamento e pagamento das transações financeiras comerciais.
Além disso o Pix também representa uma redução no custo que essas operações têm atualmente.
Para 2021 há novos recursos do Pix previstos para serem disponibilizados através desse novo sistema de pagamentos, confira.
– Saques no comércio a partir do segundo trimestre de 2021
O primeiro recurso previsto pelo Banco Central para lançamento em 2021, é a possibilidade da realização de saques em estabelecimentos comerciais.
Com o Pix, será possível realizar saques, independente da instituição financeira utilizada pelo cliente.
Sem dúvidas esse recurso representa um marco, no fornecimento de maior conveniência e facilidade para os usuários de serviços bancários.
– Recolhimento do FGTS por meio do Pix
Outro recurso anunciado pelo Banco Central é a possibilidade de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) com o Pix.
Com isso o Pix passa a ser também uma opção de recolhimento do FGTS, a expectativa é que essa funcionalidade esteja em vigor a partir de janeiro de 2021.
Espera-se obter maior agilidade no recebimento dos recursos provenientes do FGTS, e ampliação do número de instituições que poderão receber esses recolhimentos.
O Pix representa um novo mundo de possibilidades para o mercado financeiro.
Esperamos que outras novas funcionalidades e recursos do Pix além desses que foram anunciados, sejam agregados ao sistema gerando ainda mais facilidades para o cidadão.
Gostou desse artigo?! Acompanhe nosso blog e confira outros conteúdos exclusivos disponíveis.