O Open Banking trabalha o conceito de que as informações bancárias são do cliente, ou seja, de domínio do mesmo, e não mais de uso exclusivo da sua instituição bancária.
Através do Open Banking o cliente poderá por exemplo movimentar sua conta em outras plataformas de seu interesse, não apenas pelo site do seu banco por exemplo.
Entenda mais sobre essa integração e esse novo conceito, confira no próximo tópico.
Como funciona o Open Banking
O Open Banking visa a abertura do mercado financeiro, para que o cliente tenha mais flexibilidade de escolha e possa optar pela instituição que oferecer condições mais vantajosas.
O objetivo é que as instituições financeiras permitam que outras empresas possam acessar sua interface, e a partir daí desenvolver outros produtos utilizando a API.
API é a interface de programação de aplicativos, caracterizada por um conjunto de regras de programação que na prática permite a interação entre diferentes sistemas.
Esse tipo de tecnologia é empregado em diversos segmentos e não apenas ao bancário.
Com a API no formato do Open Banking as instituições financeiras poderiam integrar seus sistemas, compartilhando informações de forma segura e automatizada.
Apesar desse modelo já ser utilizado em outros países, os bancos brasileiros precisarão se adaptar a essa nova modalidade de compartilhamento de dados.
Mesmo com a segurança fornecida pela API, acredita-se que as instituições financeiras, principalmente os bancos “tradicionais” devam apresentar certa resistência a implementação do Open Banking.
Mesmo assim, essa abertura e integração de dados, será uma excelente oportunidade de gerar novas receitas para todos.
Quais as vantagens do Open Banking
O Open Banking além de representar uma verdadeira revolução para o mercado financeiro, também oferece outros benefícios importantes.
Com ele será possível ampliar a disponibilização de produtos e serviços financeiros.
O cliente nesse formato terá controle sobre os seus dados, e somente o mesmo decidirá sobre compartilhar essas informações com outras instituições financeiras.
Além disso o Open Banking também traria mais praticidade para o cliente, que poderia migrar para outra instituição financeira de forma facilitada.
Ou ainda realizar apenas a aquisição de um produto ou serviço em específico.
Hoje ao efetuar uma mudança de bancos, o cliente muitas vezes precisa começar seu relacionamento do “zero”, e com o Open Banking é possível ter uma experiência personalizada.
O cliente que desejar mudar de instituição financeira por exemplo, poderá fazê-lo sem perder seu histórico financeiro e os benefícios que possui na instituição atual.
Sem dúvidas o maior beneficiado por esse conceito é o cliente, pois o Open Banking permite maior competitividade entre as instituições financeiras.
Em contrapartida os clientes também ganham em autonomia, e por isso podem fazer as escolhas baseados nas melhores propostas financeiras disponíveis no mercado.
Ainda não há uma data para que o Open Banking seja implementado no Brasil, mas a proposta já está sendo trabalhada pelo Banco Central, e mais informações devem ser divulgadas ainda esse ano.
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